Fermentados
E hoje, tivemos mais uma aula e falamos, uma vez mais de fermentados, quais os seus benefícios e o lugar que ocupam numa alimentação equilibrada.
A lacto fermentação é um processo que os nossos ancestrais descobriram para conservar os alimentos e de potencializar determinados nutrientes.
Por isso, aprendemos a fazer chucrute – couve ácida ou lacto fermentada, porque o processo é simples, e só requer algum tempo disponível, couve branca ou roxa e frascos esterilizados e sal.
Isto porque, quando incluímos alimentos lacto-fermentados na nossa dieta, vamos activar a disponibilidade nutricional desses alimentos, melhoramos a capacidade do nosso organismo em absorver nutrientes, melhoramos a nossa flora intestinal, os processos digestivos, e melhoramos os sistema imunitário e temos um suplemento de vitamina C.
Na segunda parte da aula, confeccionamos uma salada com grãos germinados que preparamos em aulas anteriores.
Usamos as lentilhas germinadas, funcho, cenoura, couve roxa laminada, tremoços, raspa e sumos de limão e laranja, um cheirinho de xarope de Yacon, óleo de sésamo e azeite e um pouco de bagas Goji, nozes e 1 pitada de sal. Também falamos de gorduras de primeira pressão a frio e como as usar no dia a dia.
Por hoje é tudo, grata a todas e até amanhã!
Aula na Webex às 18 horas!
Bem hajam! ![]()


