
Sabores e memórias do meu caminho
Sê bem-vindo(a) a este espaço dedicado à cozinha vegetariana biológica, com e sem glúten, onde o lema é:
“O alimento são e equilibrado faz bem ao corpo e à alma.”
O meu nome é Olides e sou natural da ilha da Madeira, nascida em Santana e crescida na cidade do Funchal. Vivi no Porto durante muitos anos e também em outros países.
Por um longo período, dediquei-me à cerâmica e pintura de azulejo tradicional português, e sou praticante e instrutora de Yoga/Vinyoga.
A minha entrada no caminho vegetariano/macrobiótico surgiu há mais de 30 anos, motivada pela necessidade de cuidar melhor da minha saúde. Ao longo dos últimos 15 anos, fui incorporando o sem glúten na minha cozinha, que hoje faz parte da minha forma natural e dedicada de cozinhar.
Embora tenha crescido na cidade, nasci no campo, numa família grande e com raízes rurais profundas. A minha mãe era cozinheira de profissão — sábia, intuitiva e detentora de saberes ancestrais sobre os alimentos e a sua preparação. Tive a sorte de crescer num ambiente onde as crianças participavam activamente nas tarefas do dia a dia.
Na infância, passava as férias de verão no campo, em casa das minhas tias, onde, muitas vezes sem dar por isso, aprendi sobre o ciclo dos alimentos: colher trigo, debulhar e secar grãos, ir ao moinho, acender o forno a lenha, fazer pão, bolos e biscoitos — doces que eram reservados para as festas, numa época em que os “comeres do campo” eram tudo novidade para mim.
Hoje, esses momentos são uma base valiosa para o que partilho na minha cozinha.
Ao longo das últimas décadas fora da ilha, tive oportunidade de aprender com diferentes culturas, complementando o que trouxe de casa com novos saberes que enriquecem o meu trabalho.
Para além de cozinhar, sinto prazer em ensinar e partilhar conhecimentos para uma alimentação mais consciente e saudável.
A cozinha não é um espaço rígido, mas sim um lugar de liberdade, criatividade, experimentação e descoberta.
Nos últimos oito anos, fui desafiada a recriar receitas tradicionais da ilha da Madeira, como o Bolo de Mel e o Bolo do Caco, e tenho-me dedicado a resgatar e adaptar essas receitas para versões vegan e sem glúten, entre outras especialidades.
Esse processo tem sido uma experiência gratificante que me inspira a continuar a explorar e partilhar estes sabores com um toque atual.
Olides Leça